O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E A RELAÇÃO INTERPESSOAL

Introdução do artigo do Curso de Especialização em Gestão Educacional
Este trabalho, por sua vez, é um instrumento de avaliação na qual constam os progressos, esforços e informações detalhadas sobre as temáticas discutidas, tendo como objetivo geral; apresentar motivações que contribui para a escrita e a relação interpessoal.
Nosso interesse em investigar o processo de disgrafia, decorreu por ser um tema até então desafiador dentro da nossa perspectiva profissional em nossa comunidade, devido ao grande índice de analfabetismo no passado, pois concebemos que a dificuldade de aprendizagem se insere dentro do processo educativo, refletindo na prática do educador. Nessa perspectiva, há necessidade dos educadores das séries iniciais de se capacitar cada vez mais para uma tomada coerente de uma metodologia na sala de aula, na gestão escolar e na instituição, durante todo processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem ainda como objetivos específicos: atribuir valores positivos e favoráveis à oralidade e à escrita no processo de letramento dos educandos, discutir as implicações das relações humanas na motivação, na comunidade e na aprendizagem escolar; visa levantar os possíveis obstáculos que emergem na relação do sujeito aprendente, avaliar os fatores que contribuem para o baixo rendimento escolar no ensino fundamental; e estudar subsídios teóricos relacionados à problemática da dificuldade de leitura e escrita no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
Este estudo também procurou analisar os diversos aspectos da construção da escrita, letramento e alfabetização: uma proposta inovadora, o desenvolvimento da relação interpessoal no processo ensino aprendizagem, propósito necessário para qualquer estudante de pós-graduação, pesquisador acadêmico e profissional em formação no momento em que possibilita e convida a reflexão originada de experiências curriculares de teorização construtivista.
A motivação pela discussão da temática O desenvolvimento e a relação interpessoal se deu pela real necessidade de atuar enquanto professor nas séries iniciais, e atualmente como gestor de escola pública, pelos diferentes desafios surgidos durante o período de atuação enquanto alfabetizador e pelo interesse de melhor compreensão das teorias estudadas no decorrer do processo de formação continuada, favorecendo assim para um melhor desempenho da profissão em sala de aula.
A elaboração do trabalho se deu de acordo com os conhecimentos adquiridos e, a priori, a partir de leituras crítico-reflexivas acerca do tema em foco além das observações empíricas realizadas com os discentes na escola em que se atua, durante as observações e no período que se faz especialização. Contudo, para esse fim, utilizamos diversos instrumentos didáticos como o método da prova das quatro palavras e entrevistas com pais, professor e gestor, dentre outros.
Na oportunidade, procurei organizar este trabalho em diferentes partes inicialmente, com uma introdução para esclarecimentos da discussão que o trabalho propõe. Com uma maior definição de conceitos e teorização faz-se uma fundamentação teórica, reportando sempre a alguns atores que aprofundam a discussão da temática a partir da análise dos subtemas revisão da literatura, Aspecto Metodológico, resultados esperados, além disso, faço uma análise dos subtemas sobre a contextualização da dificuldade de aprendizagem, compõem ainda um debate do desenvolvimento da escrita e a relação interpessoal, para finalizar apresenta ainda, Apêndices.
   Portanto, diante dos estudos das disciplinas aprendemos que todo professor/pesquisador deve procurar construir situações adequadas para potencializar o seu trabalho docente além de investir na identificação dos problemas que surgem em sua atividade sendo um profissional comprometido com a prática educacional respondendo positivamente à demanda dos problemas de aprendizagem, assim como as questões pedagógicas relevantes às diversas áreas do saber, no nível de ensino pretendido.  
Este procedimento acadêmico é direcionado a estudantes de pós-graduação do curso de Especialização em Gestão Educacional, a professores, pesquisadores e pais de educandos com problemas de aprendizagem na escrita e demais pessoas interessadas.

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