Este trabalho, por sua vez, é
um instrumento de avaliação na qual constam os progressos, esforços e
informações detalhadas sobre as temáticas discutidas, tendo como objetivo geral;
apresentar motivações que contribui para a escrita e a relação interpessoal.
Nosso interesse em
investigar o processo de disgrafia, decorreu por ser um tema até então
desafiador dentro da nossa perspectiva profissional em nossa comunidade, devido
ao grande índice de analfabetismo no passado, pois concebemos que a dificuldade
de aprendizagem se insere dentro do processo educativo, refletindo na prática
do educador. Nessa perspectiva, há necessidade dos educadores das séries
iniciais de se capacitar cada vez mais para uma tomada coerente de uma metodologia
na sala de aula, na gestão escolar e na instituição, durante todo processo de
ensino e aprendizagem. Este trabalho tem ainda como objetivos específicos: atribuir
valores positivos e favoráveis à oralidade e à escrita no processo de
letramento dos educandos, discutir as implicações das relações humanas na
motivação, na comunidade e na aprendizagem escolar; visa levantar os possíveis obstáculos que emergem na relação do
sujeito aprendente, avaliar os fatores que contribuem para o baixo rendimento
escolar no ensino fundamental; e estudar subsídios teóricos relacionados à
problemática da dificuldade de leitura e escrita no processo de desenvolvimento
do ensino e aprendizagem.
Este estudo também procurou
analisar os diversos aspectos da construção da escrita, letramento e alfabetização: uma proposta inovadora, o desenvolvimento da
relação interpessoal no processo ensino aprendizagem, propósito
necessário para qualquer estudante de pós-graduação, pesquisador acadêmico e
profissional em formação no momento em que possibilita e convida a reflexão originada
de experiências curriculares de teorização construtivista.
A motivação pela discussão
da temática O desenvolvimento e a relação interpessoal se deu pela real
necessidade de atuar enquanto professor nas séries iniciais, e atualmente como
gestor de escola pública, pelos diferentes desafios surgidos durante o período
de atuação enquanto alfabetizador e pelo interesse de melhor compreensão das
teorias estudadas no decorrer do processo de formação continuada, favorecendo assim
para um melhor desempenho da profissão em sala de aula.
A elaboração do trabalho se
deu de acordo com os conhecimentos adquiridos e, a priori, a partir de leituras
crítico-reflexivas acerca do tema em foco além das observações empíricas realizadas
com os discentes na escola em que se atua, durante as observações e no período
que se faz especialização. Contudo, para esse fim, utilizamos diversos
instrumentos didáticos como o método da prova das quatro palavras e entrevistas
com pais, professor e gestor, dentre outros.
Na oportunidade, procurei
organizar este trabalho em diferentes partes inicialmente, com uma introdução para esclarecimentos da discussão
que o trabalho propõe. Com uma maior definição de conceitos e teorização faz-se
uma fundamentação teórica, reportando sempre a alguns atores que aprofundam a
discussão da temática a partir da análise dos subtemas revisão da literatura, Aspecto
Metodológico, resultados esperados, além disso, faço uma análise dos
subtemas sobre a contextualização da dificuldade de aprendizagem, compõem ainda
um debate do desenvolvimento da escrita e a relação interpessoal, para finalizar apresenta ainda, Apêndices.
Portanto, diante dos estudos das disciplinas
aprendemos que todo professor/pesquisador deve procurar construir situações
adequadas para potencializar o seu trabalho docente além de investir na
identificação dos problemas que surgem em sua atividade sendo um profissional
comprometido com a prática educacional respondendo positivamente à demanda dos
problemas de aprendizagem, assim como as questões pedagógicas relevantes às
diversas áreas do saber, no nível de ensino pretendido.
Este
procedimento acadêmico é direcionado a estudantes de pós-graduação do curso de
Especialização em Gestão Educacional, a professores, pesquisadores e pais de
educandos com problemas de aprendizagem na escrita e demais pessoas interessadas.
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