Ações do Programa Despertar da Escola Tia Amélia em 2019

Programa DESPERTAR, é um programa voltado para Educação Ambiental, pois através deste é possível proporcionar o desenvolvimento da compreensão sobre a problemática ambiental local e global. Portanto, ao se conscientizarem da responsabilidade individual em relação ao meio ambiente, as pessoas poderão construir novos valores e atitudes que lhe permitirão atuar na preservação e conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR-AR/BA, um parceiro forte do programa despertar entidade comprometida com o desenvolvimento de atividades educacionais, voltadas para as populações rurais, abraçou desde 2005, o Programa Despertar, direcionado para Educação Ambiental. Por acreditar que essa temática se constitui numa forma abrangente de educação, este programa propõe por meio de um processo pedagógico participativo e continuado, desenvolver no educando a consciência crítica sobre a problemática ambiental da atualidade.
Em princípio, as ações e as atitudes do educador ambiental ideal refletem mais suas palavras, pois além de estimularem a reflexão sobre o comportamento e as relações que temos com a natureza e com as pessoas, seu fazer é coerente com suas ações. Portanto o educador ambiental deve ter, como principio básico, o propósito de despertar nos jovens cidadãos a responsabilidade da construção do desenvolvimento sustentável, ou seja, um desenvolvimento justo e não excludente. É preciso mostrar para as crianças e juventude  que a solução de problemas ambientais vai muito além da separação do lixo, da reciclagem de papel ou da economia de água ao escovar os dentes. O educador e a educadora que abraçarem a causa da educação ambiental assumirão a responsabilidade de formar pessoas que, além de conhecerem o ambiente em que vivem, exercitarão a cidadania, cientes de que sua ação individual e a de sua comunidade tem efeito global.
Realização do DRS com a presença dos professores, pessoal de apoio, familiares e gestores da Escola Anexa Albino Carlos Guimarães e Escola Tia Amélia

Participação da coordenadora Patrícia Costa de Educação Infantil com as famílias.


Candidatas à Agente Despertar Isabela Morais de Jesus e Joyce lançando suas propostas aos colegas
Fila dos alunos  para votação na eleição do Agente Despertar.
Assinatura do aluno na frequência da eleição do Agente Despertar
O coordenador Antônio Carlos e a pró Milena Araújo fazendo a apuração dos votos da eleição do agente.
 A professora Helândia dando posse a Agente Despertar Isabela após a apuração dos votos, ela venceu com 27 votos.
 Posse na nova Agente Despertar Isabela Morais de Jesus.
 Alunos do 1º ano realizando o QRA, com a professora Maria da Glória.

Alunos da 2° e 3; ano com a Professora Milena fazendo o QRA sobre a potencialidade do licuri.

 Aluna Isabela Morais participando da formação municipal.
Agentes Despertar com a coordenadora Joelma Oliveira, logo após a formação dos agentes.
 Fazendo oficina de sucos com os alunos do 4º e 5º ano, para trabalhar Alimentação Saudável.
Trabalhando Alimentação Saudável no 1º ano com as professoras Glória e Maricelma(Oficinas de sucos).

Nenhum comentário:

Primavera: estação das flores em aulas remotas

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER ESCOLAS; ALBINO CARLOS GUIMARÂES, VERISSÍMO FERREIRA DA SILVA, ESTEFÂNIO SIMÕES D...