Primavera: estação das flores em aulas remotas

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER ESCOLAS; ALBINO CARLOS GUIMARÂES, VERISSÍMO FERREIRA DA SILVA, ESTEFÂNIO SIMÕES DIAS E TIA AMÉLIA COORDENADOR: ANTONIO CARLOS DA SILVA PÚBLICO ALVO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PERÍODO: DE 21/09 A 26/09/2020 ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS E CIENCIAS DA NATUREZA TEMA: Primavera: Estação das Flores JUSTIFICATIVA: Entendemos que ao se tratar de Meio Ambiente devemos enfatizar que o ser humano também faz parte dele e com ele estabelece relações sociais, econômicas e culturais. É necessário repensar a ação do homem ao relacionar-se com o meio ambiente (desenvolvimento insustentável) e esse novo pensar deve ser construído desde a infância. A criança deve perceber-se como parte do meio ambiente e deve compreender que seus atos têm impacto sobre a natureza. Por esse motivo, devemos vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. OBJETIVOS:.  Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.  Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança. despertar o interesse pela preservação ambiental  observar o meio natural desenvolvendo a curiosidade e a prática investigatória (como se alimentam as árvores e as plantas? - porque mudam as estações, etc)  reconhecer a importância da água na vida do planeta  desenvolver atitudes concretas de preservação ambiental.  Reconhecer as partes das plantas e suas utilidades  Reconhecer as estações do ano e suas características; CONTEÚDO: Atividades orais e escritas; Plantio de diferentes mudas; Português: Formação de frases, separação de sílabas, Ortografia ar, er, ir, or, e ur Ciências: Partes da planta, fotossíntese Geografia: Estações do ano PROCEDIMENTOS 1ª ETAPA 21/09/2020 SEGUNDA-FEIRA/ COMPONENTE CURRICULAR: LINGUA PORTUGUESA 1°,2º E 3º Ano Saudar a todos através de áudio no grupo de whatsapp, disponibilizar através do texto “A Arvore” pedir para fazer a leitura do texto, a partir da palavra Arvore explorar o som do ar, er, ir, or e ur,, pedir para escrever o texto no caderno e circule as palavras do texto com a ortografia estudada depois escreva as no caderno. 4º E 5º Ano Saudar a todos através de áudio no grupo de whatsapp, disponibilizar através do texto “A Arvore” pedir para fazer a leitura do texto, a partir da palavra Arvore explorar o som do ar, er, ir, or e ur,, mostrar outros exemplos com fichas, pedir para escrever o texto no caderno e circule as palavras do texto com a ortografia estudada depois escreva-las no caderno e separar as sílabas.Pedir para a criança tirar uma self abraçando uma arvore em homenagem ao dia da árvore 2ª ETAPA 22/09/2020 TERÇA-FEIRA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA 1°,2º E 3º Ano Fazer a saudação de bom dia através de vídeo, dai criar situações problemas com árvores/primavera envolvendo multiplicação 3ª ETAPA 23/09/2020 QUARTA-FEIRA COMPONENTE CURRICULAR: LINGUA PORTUGUESA 1°,2º E 3º Ano Disponibilizar o vídeo da música Primavera de Mauricio Maniery no grupo de Whatsapp, fazer a saudação de bom dia através de áudio, disponibilizar o texto “O menino e a arvore”, fazer interpretação com perguntas orais através de áudio sobre o dia da Primavera, falar da importância das flores para os animais, (néctar), fazer perfurmes, etc.. Revisar o som do ar, er , ir, or, e ur depois solicitar para recortar palavras com a ortografia estudada e colar no caderno. Em seguida pedir para a criança fazer uma arte de flor com garrafa pet. 4º E 5º Ano Disponibilizar o vídeo da música Primavera de Mauricio Maniery no grupo de Whatsapp, f azer a saudação de bom dia através de áudio, disponibilizar o texto “O menino e a arvore”, fazer interpretação com perguntas orais através de áudio sobre o dia da Primavera, falar da importância das flores para os animais, (néctar), fazer perfurmes, etc.. Em seguida pedir para a criança escrever no caderno apenas os verbos do texto, em seguida criar frases com os mesmos. Depois, pedir para a criança fazer uma arte de flor com garrafa pet. 4ª ETAPA 24/09/2020 QUINTA-FEIRA/ COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA 1°,2º E 3º Ano Gravar um vídeo, fazendo saudação de Bom dia, daí contar a história a Primavera da Lagarta, fazer a interpretação, explorar com perguntas orais as estações do ano e suas características, logo após fazer ilustrações no caderno de desenho das estações do ano de acordo com suas características típicas. 4º E 5º Ano Gravar um vídeo, fazendo saudação de Bom dia, daí contar a história a Primavera da Lagarta, fazer a interpretação, explorar com perguntas orais as estações do ano e suas características, logo após fazer atividade no caderno(elaborar questionário). 5ª ETAPA 25/09/2020 SEXTA-FEIRA/ COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS 1°,2º E 3º Ano Disponibilizar o livro em pdf “A arvore generosa” fazer saudação de Bom dia, explorar com perguntas orais através de vídeo a interpretação da história, as partes das plantas e suas funções respectivamente, escrever no caderno os nomes de árvores que conhecem. 4º E 5º Ano Disponibilizar o livro em pdf “A arvore generosa” fazer saudação de Bom dia no grupo de whatsapp, explorar com perguntas orais através de vídeo a interpretação da história, as partes das plantas e suas funções respectivamente, fazer atividade e disponibilizar no grupo. Pesquise uma receita com ingredientes de sua região junto com a família, gravar um vídeo de 30 segundos, no máximo 40 segundos, contando porque a receita é importante para você (não mostrar marcas de produtos), organizar um ambiente de gravação, usar toca, luvas e avental. MATERIAS UTILIZADOS: Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).textos, celulares, histórias, vídeos, músicas Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, giz de cera. AVALIAÇÃO: Avaliação continua e individual nas atividades desenvolvidas em casa.

Nenhum comentário:

Primavera: estação das flores em aulas remotas

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER ESCOLAS; ALBINO CARLOS GUIMARÂES, VERISSÍMO FERREIRA DA SILVA, ESTEFÂNIO SIMÕES D...