Dicionáro - Ordem Alfabética
1. Coloque as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
I. livro dado rua Carlos violão
______________________________________________
II. baleia ilha Marcelo peteca unha
________________________________________________
III. salada xarope escova Fábio galo
________________________________________________
IV. zebra Thales amarelo quiabo navio
________________________________________________
V. panela pipoca pudim pente pomada
________________________________________________
VI. clero clone classe clima clube
_________________________________________________
2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Sublinhe-a usando lápis verde.
2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Sublinhe-a usando lápis verde.
a. elefante – fazenda – jardim – grama – herói – infantil
b. loja – mercadoria – restaurante – teatro – cinema – urso
3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
No dicionário: a. Disfarce vem depois de distraído. ( )
b. Pastel vem antes de pássaro. ( )
c. Grade vem depois de grande. ( )
d. Pedreiro vem depois de pedra. ( )
4. Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:
( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda ( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve
5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou.
5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou.
Explique por que ele não a encontrou.
_______________________________________________________
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter.
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter.
Use o dicionário para realizá-los.
6. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
6. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. O prego entrou na planta do meu pé.
b. D.Joana rega a planta todo dia.
c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro.
d. O homem planta a árvore no quintal.
e. A menina planta-se na porta esperando o namorado.
|
( ) vegetal
( ) plano detalhado de imóvel
( ) coloca-se
( ) parte do pé que assenta no chão
( ) fincar na terra
|
7. Observe os significados da palavra bater e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. Frederico bateu as botas.
b. De manhã, o menino batia o queixo.
c. O sol bate nesta sala.
d. A mulher bateu toda a roupa.
|
( ) lavar dando pancadas
( ) iluminar
( ) morrer
( ) tremer
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário