DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA: entraves e frustrações no ensino fundamental

Introdução da monografia do Curso  de Psicopedagogia Clínica eInstitucional
Este procedimento acadêmico é direcionado a estudantes de pós-graduação do curso de Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional, a professores, pesquisadores e pais de educandos com problemas de aprendizagem na escrita e demais pessoas interessadas. Este, por sua vez, é um instrumento de avaliação na qual constam os progressos, esforços e informações detalhadas sobre as temáticas discutidas, tendo como objetivo geral analisar problemáticas da dificuldade de leitura e de escrita do processo do desenvolvimento do ensino e aprendizagem na prática educativa do ensino fundamental.  
Nosso interesse em investigar o processo de disgrafia, decorreu por ser um tema até então desafiador dentro da nossa perspectiva profissional em nossa comunidade, devido ao grande índice de analfabetismo no passado, pois concebemos que a dificuldade de aprendizagem se insere dentro do processo educativo, refletindo na prática do educador. Nessa perspectiva, há necessidade dos educadores das séries iniciais de se capacitar cada vez mais para uma tomada coerente de uma decisão na sala de aula, na gestão escolar e na instituição clínica, durante todo processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem ainda como objetivos específicos: estudar referenciais teóricos básicos que instrumentalizem a disgrafia para atuar de forma criativa em situações diversas, percebendo a relevância da ludicidade do conhecimento na formação e prática docente, além de discutir as conexões históricas, sociais, psicológicas e didáticas, analisando as contemporâneas propostas voltadas para o processo de ensino aprendizagem; visa levantar os possíveis obstáculos que emergem na relação do sujeito aprendente, obter dados a respeito das possíveis causas da dificuldade de aprendizagem do sujeito, investigando em seus aspectos afetivos, familiares e sociais a sua história de vida, desde a sua concepção até o momento atual; avaliar os fatores que contribuem para o baixo rendimento escolar no ensino fundamental; identificar os principais fatores que dificultam o desenvolvimento de habilidade da leitura e escrita; e estudar subsídios teóricos relacionado à problemática da dificuldade de leitura e escrita no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem
Este estudo também procurou analisar os diversos aspectos do diagnóstico pedagógico na instituição, as interações sociais, família e escola que contribuem na elaboração da língua escrita, a formação docente: desafios e possibilidades no ensino fundamental, discutindo os seus desafios e as possibilidades na relação da teoria com a prática, propósito necessário para qualquer estudante de pós-graduação, pesquisador acadêmico e profissional em formação no momento em que possibilita e convida a reflexão originada de experiências curriculares de teorização construtivista.
A motivação pela discussão da temática Dificuldade de aprendizagem na escrita: entraves e frustrações no ensino fundamental se deu pela real necessidade de atuar enquanto professor nas séries iniciais,  e atualmente como gestor de escola pública, pelos diferentes desafios surgidos durante o período de atuação enquanto alfabetizador e pelo interesse de melhor compreensão das teorias estudadas no decorrer do processo de formação continuada, favorecendo assim para um melhor desempenho da profissão em sala de aula.
A elaboração do trabalho se deu de acordo com os conhecimentos adquiridos e, a priori, a partir de leituras crítico-reflexivas acerca do tema em foco além das observações empíricas realizadas com os discentes na escola em que atuo, durante o estágio e no período que faço essa especialização. Contudo, para esse fim, utilizamos diversos instrumentos didáticos como projetos e provas de conservações, dentre outros.
Na oportunidade, procurei organizar este trabalho em diferentes partes inicialmente, com uma introdução para esclarecimentos da discussão que o trabalho propõe. Apresento a Metodologia e com uma maior definição de conceitos e teorização faço uma fundamentação teórica reportando sempre a alguns atores que aprofundam a discussão da temática a partir da análise dos subtemas sobre a contextualização da dificuldade de aprendizagem, faço o debate dos desafios e dificuldade de aprendizagem na escrita: entraves e frustrações no ensino fundamental e da atuação do educador, para finalizar apresento ainda, Apêndices e Anexos.
   Portanto, diante dos estudos das disciplinas aprendemos que todo psicopedagogo ou educador deve procurar construir situações adequadas para potencializar o seu trabalho docente além de investir na identificação dos problemas que surgem em sua atividade sendo um profissional comprometido com a prática educacional respondendo positivamente à demanda dos problemas de aprendizagem, assim como as questões pedagógicas relevantes às diversas áreas do saber, no nível de ensino pretendido.  


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