Este procedimento acadêmico
é direcionado a estudantes de pós-graduação do curso de Especialização em
Psicopedagogia Clínico e Institucional, a professores, pesquisadores e pais de
educandos com problemas de aprendizagem na escrita e demais pessoas
interessadas. Este, por sua vez, é um instrumento de avaliação na qual constam
os progressos, esforços e informações detalhadas sobre as temáticas discutidas,
tendo como objetivo geral analisar problemáticas da dificuldade de leitura e de
escrita do processo do desenvolvimento do ensino e aprendizagem na prática
educativa do ensino fundamental.
Nosso interesse em
investigar o processo de disgrafia, decorreu por ser um tema até então
desafiador dentro da nossa perspectiva profissional em nossa comunidade, devido
ao grande índice de analfabetismo no passado, pois concebemos que a dificuldade
de aprendizagem se insere dentro do processo educativo, refletindo na prática
do educador. Nessa perspectiva, há necessidade dos educadores das séries
iniciais de se capacitar cada vez mais para uma tomada coerente de uma decisão
na sala de aula, na gestão escolar e na instituição clínica, durante todo
processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem ainda como objetivos
específicos: estudar referenciais teóricos básicos que instrumentalizem a disgrafia
para atuar de forma criativa em situações diversas, percebendo a relevância da ludicidade
do conhecimento na formação e prática docente, além de discutir as conexões
históricas, sociais, psicológicas e didáticas, analisando as contemporâneas
propostas voltadas para o processo de ensino aprendizagem; visa levantar os
possíveis obstáculos que emergem na relação do sujeito aprendente, obter dados
a respeito das possíveis causas da dificuldade de aprendizagem do sujeito,
investigando em seus aspectos afetivos, familiares e sociais a sua história de
vida, desde a sua concepção até o momento atual; avaliar os fatores que
contribuem para o baixo rendimento escolar no ensino fundamental; identificar
os principais fatores que dificultam o desenvolvimento de habilidade da leitura
e escrita; e estudar subsídios teóricos relacionado à problemática da
dificuldade de leitura e escrita no processo de desenvolvimento do ensino e
aprendizagem
Este estudo também procurou
analisar os diversos aspectos do diagnóstico pedagógico na instituição, as interações sociais, família e escola que contribuem na elaboração da
língua escrita, a formação docente: desafios e possibilidades no ensino
fundamental, discutindo os seus desafios e as possibilidades na relação
da teoria com a prática, propósito necessário para qualquer estudante de pós-graduação,
pesquisador acadêmico e profissional em formação no momento em que possibilita
e convida a reflexão originada de experiências curriculares de teorização
construtivista.
A motivação pela discussão
da temática Dificuldade de aprendizagem na escrita: entraves e frustrações no ensino
fundamental se deu pela real necessidade de atuar enquanto professor nas séries
iniciais, e atualmente como gestor de
escola pública, pelos diferentes desafios surgidos durante o período de atuação
enquanto alfabetizador e pelo interesse de melhor compreensão das teorias
estudadas no decorrer do processo de formação continuada, favorecendo assim para
um melhor desempenho da profissão em sala de aula.
A elaboração do trabalho se
deu de acordo com os conhecimentos adquiridos e, a priori, a partir de leituras
crítico-reflexivas acerca do tema em foco além das observações empíricas realizadas
com os discentes na escola em que atuo, durante o estágio e no período que faço
essa especialização. Contudo, para esse fim, utilizamos diversos instrumentos didáticos
como projetos e provas de conservações, dentre outros.
Na oportunidade, procurei
organizar este trabalho em diferentes partes inicialmente, com uma introdução para esclarecimentos da discussão
que o trabalho propõe. Apresento a Metodologia e com uma maior definição de conceitos
e teorização faço uma fundamentação teórica reportando sempre a alguns atores
que aprofundam a discussão da temática a partir da análise dos subtemas sobre a
contextualização da dificuldade de aprendizagem, faço o debate dos
desafios e dificuldade de aprendizagem na escrita:
entraves
e frustrações no ensino fundamental e da atuação do educador, para finalizar apresento ainda, Apêndices e
Anexos.
Portanto, diante dos estudos das disciplinas
aprendemos que todo psicopedagogo ou educador deve procurar construir situações
adequadas para potencializar o seu trabalho docente além de investir na
identificação dos problemas que surgem em sua atividade sendo um profissional
comprometido com a prática educacional respondendo positivamente à demanda dos
problemas de aprendizagem, assim como as questões pedagógicas relevantes às
diversas áreas do saber, no nível de ensino pretendido.
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