FORMAÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Introdução do meu TCC na graduação do curso Normal Superior
No final do século XX a educação escolar assumiu um papel de destaque nas discussões políticas no Brasil. Questionamentos e estudos sobre os modelos de ensino, o acesso a permanência dos educandos na escola, a qualidade e características do ensino, principalmente a formação de professores norteiam a agenda de todos aqueles que compreendem o campo educativo como um dos mais importantes na promoção do desenvolvimento como diminuição das desigualdades sociais e elevação da qualidade de vida de uma sociedade.
Tendo em vista a crescente necessidade de aproximação da formação docente nos anos iniciais ás práticas atualmente veiculadas nas salas de aula de nossas escolas, este trabalho põem em pauta o estudo sobre a formação continuada de professores no âmbito do processo de implementação de atividades de conhecimento nas séries iniciais do Ensino Fundamental.     
Nosso interesse em debater o processo de formação docente, perpassa pela necessidade de uma nova perspectiva da formação do profissional da educação. De fato, refletir sobre o do papel da educação e do educador a partir da sua constituição histórica, analisando criticamente o ensino atual no contexto da estrutura, e fazendo uma leitura crítica da maneira que identificamos as idéias principais e secundárias do processo de avanço e retrocesso da educação no Brasil.
              Nesse contexto atual em que a escola reaparece no cenário mundial como um dos espaços privilegiados do princípio educativo, precisamos fazer uma análise e observações do contexto escolar, discutindo os aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários, a partir das categorias de análise, sobre conhecimentos dos aspectos legais da gestão escolar procurando fazer a relação entre a teoria e prática pedagógicas e a efetiva promoção da cidadania, e refletindo também sobre o papel do educador das séries iniciais do Ensino Fundamental para a formação de um ser humano integral.
.     Na atualidade diante do desafio da definição de concepção do ser educador, é preciso ter a vocação de estudar e dar sentido ao seu fazer, é manter-se curioso, inquieto, ou até mesmo como diz o educador Gadotti (2000), apud Trombetta,( 2008 p. 14) “a formação continuada do educador deve ser concebida como reflexão, pesquisa, ação, descobertas, organização, fundamentação, revisão e construção teórica e não como mera aprendizagem de novas tecnologias pedagógicas ou aprendizagem das últimas inovações tecnológicas.” 
Portanto, ser professor nos dias de hoje é vivenciar intensamente o seu tempo com consciência crítica e sensibilidade, é encarar o desafio da formação continuada para que passa melhorar a sua prática pedagógica refletida na aprendizagem dos educandos. Diante desses novos desafios postais pela complexidade da sociedade em seu estágio de economia globalizada, muito mais do que ensinar saberes prontos, o professor precisa construir processos diferentes de emponderamento da autonomia criando espaços e tempos de aprendizagem coletiva e individual para transformação política e social.
               Todavia, no decorrer da nossa trajetória acadêmica refletimos sobre a prática educativa, destacando a inclusão dos temas transversais na práxis educativa através da transversalidade, considerando a diversidade existente no país e as implicações do currículo na prática educativa, como também sobre as questões da realidade social emergentes na contemporaneidade influenciando diretamente na prática do professor exigindo uma nova postura e uma nova visão sobre os processos educacionais, desde a seleção dos conteúdos até a avaliação da aprendizagem.
              Além do mais, conhecemos os conteúdos básicos relativos à prática docente, formação profissional, elaborando projetos interdisciplinares com a visão do processo construtivo e facilitador para construção do conhecimento. Portanto, compreendemos ainda as interfaces entre globalização e interdisciplinaridade e a emergência de novos métodos pedagógicos no contexto escolar.
            Dessa forma temos a convicção de que o processo ensino aprendizagem deve ser regido de forma interdisciplinar incluindo conteúdos e procedimentos metodológicos a serem socializados e praticados, efetivando ações de forma ética e contextualizada de acordo as necessidades sócio-culturais. Partindo desse principio queremos salientar a importância do estágio supervisionado como oportunidade de continuada tendo na avaliação formativa a perspectiva da formação do sujeito para o exercício pleno da cidadania.  

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