No final do século XX a educação escolar assumiu um
papel de destaque nas discussões políticas no Brasil. Questionamentos e estudos
sobre os modelos de ensino, o acesso a permanência dos educandos na escola, a
qualidade e características do ensino, principalmente a formação de professores
norteiam a agenda de todos aqueles que compreendem o campo educativo como um
dos mais importantes na promoção do desenvolvimento como diminuição das
desigualdades sociais e elevação da qualidade de vida de uma sociedade.
Tendo em vista a crescente necessidade de aproximação
da formação docente nos anos iniciais ás práticas atualmente veiculadas nas
salas de aula de nossas escolas, este trabalho põem em pauta o estudo sobre a
formação continuada de professores no âmbito do processo de implementação de
atividades de conhecimento nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Nosso interesse em debater o processo de formação
docente, perpassa pela necessidade de uma nova perspectiva da formação do
profissional da educação. De fato, refletir sobre o do papel da educação e do
educador a partir da sua constituição histórica, analisando criticamente o
ensino atual no contexto da estrutura, e fazendo uma leitura crítica da maneira
que identificamos as idéias principais e secundárias do processo de avanço e
retrocesso da educação no Brasil.
Nesse
contexto atual em que a escola reaparece no cenário mundial como um dos espaços
privilegiados do princípio educativo, precisamos fazer uma análise e
observações do contexto escolar, discutindo os aspectos pedagógicos,
administrativos e comunitários, a partir das categorias de análise, sobre conhecimentos
dos aspectos legais da gestão escolar procurando fazer a relação entre a teoria
e prática pedagógicas e a efetiva promoção da cidadania, e refletindo também
sobre o papel do educador das séries iniciais do Ensino Fundamental para a
formação de um ser humano integral.
. Na atualidade diante do desafio da definição
de concepção do ser educador, é preciso ter a vocação de estudar e dar sentido
ao seu fazer, é manter-se curioso, inquieto, ou até mesmo como diz o educador
Gadotti (2000), apud Trombetta,( 2008 p. 14) “a formação continuada do educador deve ser concebida como reflexão,
pesquisa, ação, descobertas, organização, fundamentação, revisão e construção
teórica e não como mera aprendizagem de novas tecnologias pedagógicas ou
aprendizagem das últimas inovações tecnológicas.”
Portanto, ser professor nos dias de hoje é vivenciar
intensamente o seu tempo com consciência crítica e sensibilidade, é encarar o
desafio da formação continuada para que passa melhorar a sua prática pedagógica
refletida na aprendizagem dos educandos. Diante desses novos desafios postais
pela complexidade da sociedade em seu estágio de economia globalizada, muito
mais do que ensinar saberes prontos, o professor precisa construir processos
diferentes de emponderamento da autonomia criando espaços e tempos de
aprendizagem coletiva e individual para transformação política e social.
Todavia, no decorrer da nossa trajetória
acadêmica refletimos sobre a prática educativa, destacando a inclusão dos temas
transversais na práxis educativa através da transversalidade, considerando a
diversidade existente no país e as implicações do currículo na prática
educativa, como também sobre as questões da realidade social emergentes na
contemporaneidade influenciando diretamente na prática do professor exigindo
uma nova postura e uma nova visão sobre os processos educacionais, desde a
seleção dos conteúdos até a avaliação da aprendizagem.
Além
do mais, conhecemos os conteúdos básicos relativos à prática docente, formação
profissional, elaborando projetos interdisciplinares com a visão do processo
construtivo e facilitador para construção do conhecimento. Portanto,
compreendemos ainda as interfaces entre globalização e interdisciplinaridade e
a emergência de novos métodos pedagógicos no contexto escolar.
Dessa forma temos a convicção de que o processo ensino aprendizagem deve
ser regido de forma interdisciplinar incluindo conteúdos e procedimentos
metodológicos a serem socializados e praticados, efetivando ações de forma
ética e contextualizada de acordo as necessidades sócio-culturais. Partindo
desse principio queremos salientar a importância do estágio supervisionado como
oportunidade de continuada tendo na avaliação formativa a perspectiva da
formação do sujeito para o exercício pleno da cidadania.
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